Os 10 primeiros passos de uma construção

Depois de muito planejamento, desenhos e adequação do terreno da construção, chega o momento de “colocar a mão na massa”. É a partir daí que a obra começa a criar vida, mas pelo fato de poucos saberem exatamente por onde começar ou o que fazer em cada etapa, é onde começam a surgir as principais dúvidas. Para facilitar o início da sua obra, enumeramos os 10 primeiros passos de uma construção:

 

  1. Locação da casa – antes de tudo, é necessário começar o trabalho nivelando e construindo uma marcação no terreno. Esta etapa é muito importante para garantir que as paredes sejam erguidas na posição correta.
  1. Fundação – toda obra precisa de uma fundação para apoiar a construção no terreno. Dependendo da homogeneidade e da resistência do solo do local, será necessário construir também um baldrame ou um radier, no caso desse último, só poderá ser usado se o terreno todo tiver o mesmo tipo de solo.
  1. Nivelamento – o nivelamento é essencial para qualquer tipo de fundação. Caso necessário, faça uma camada de argamassa para nivelamento (regularização) sobre a fundação pronta. Não se esqueça de fazer a impermeabilização para evitar que a umidade “suba” pelas paredes de sua casa. É importante criar uma proteção a longo prazo para a construção já começando por esse momento.
  1. Paredes – nesta etapa chega a hora de subir as paredes da construção. Primeiro faça as paredes do perímetro da casa e, depois, as internas. Use concreto ou tijolos e não esqueça de começar sempre pelos cantos.
  1. Canos e conexões – assim que terminada a alvenaria, é necessário contratar um encanador e um eletricista para saber sobre a instalação dos canos e eletrodutos. É importante contar com essa ajuda no início da construção para que não ocorram desperdícios depois.
  1. Laje de cobertura – nem toda casa tem laje de cobertura, mas ela aumenta não só o valor, mas também seu conforto e segurança. Não se esqueça de impermeabilizar a laje, pois a água da chuva que se infiltra pelos telhados pode produzir mofo e estragar os móveis.
  1. Telhado – para o telhado, o primeiro passo é a construção dos oitões (ou empenas). Eles serão responsáveis pela angulação e caimento do telhado. Se a casa não tiver laje, as paredes devem ser construídas criando essa angulação. É importante lembrar do espaço para abrir a caixa d’agua, caso ela fique debaixo do telhado.
  1. Esquadrias – neste momento, chega a hora de preparar o lugar onde ficarão os batentes das portas e das janelas. Esses batentes devem ser nivelados e esquadrejados. Não se esqueça de deixar espaço para o acabamento do piso, quando marcar as soleiras das portas e a altura dos peitoris das janelas. Para instalar as portas, é recomendado pedir ajuda de um carpinteiro.
  1. Revestimento – agora que a obra já ganhou forma, o importante é se preocupar com o revestimento para iniciar o acabamento da construção. Este é o momento de impermeabilizar as paredes do perímetro e internas. Assim, sua construção fica muito mais segura.
  1. Piso – antes de fazer o piso, coloque os tubos de esgoto para as áreas como a cozinha e o banheiro. Se a fundação for do tipo radier, o contrapiso já está pronto e os tubos já devem estar colocados. Se não for deste tipo de fundação, após a colocação dos tubos, crie o contrapiso. Por cima dele, já podem ser acrescentados os ladrilhos, tacos ou cerâmicas de sua preferência.

Depois desses passos, a sua obra já estará quase finalizada, faltando apenas alguns detalhes. Acrescente as instalações e já pode dar início à pintura. Lembre-se de sempre contratar um serviço especializado para a construção e de utilizar produtos fabricados de acordo com as Normas Técnicas Brasileiras para maior segurança da construção.

Agora ficou mais fácil começar? Então “mãos a obra” e dê os primeiros passos para a sua construção!

  1. Luis
    13/11/2012 at 19:40 | #1

    Como é feita a sustentação das paredes no radier? Como é feita a amarração dos pilares no radier (laje rasa)? Obrigado.

  2. Jesuino Marusi
    14/04/2013 at 14:46 | #2

    sou ecordenador de obra preciso muito aprender sobre umidade achei as dicas muito boa pela internet obrigado

    • 18/04/2013 at 09:05 | #3

      Olá Jesuino!
      Disponibilizamos também Cursos gratuitos de formação de mão de obra, curso técnico e outros.
      Acesse nosso site e inscreva-se!
      Abraços e obrigado pelo contato.

  3. MARIANA
    15/05/2013 at 18:43 | #4

    Ola, Boa Noite.
    Quero construir minha casa em cima da casa da minha mãe,porem tenho medo, pois é uma casa antiga. Maais ela tem colunas.. meu pai diz que tem quee fazer o radier.. mais eu ainda tenho medo.. O radier é feito em baixo ou em cima da laje.?? a minha casa pode cair depois.. se não for feito o radier?
    Obrigada.

    • 22/05/2013 at 08:56 | #5

      Olá Mariana! Sugerimos que consulte um profissional habilitado (Engenheiro ou Arquiteto) para avaliar as condições da sua casa atual, lembrando que esta nova construção deverá ser aprovada pela prefeitura para liberação do alvará de construção. Abraços!

  4. Elisiário Eloi de Carvalho
    07/08/2013 at 19:51 | #6

    Gostaria de saber se uma estrutura sem radie em baixa suporta duas lajes. As bases faram feitas de 1,1 metros de fundura com 3 m de distância de uma para outra, sendo assim 18 colunas para 168 metros quadrados.

    • 23/08/2013 at 11:35 | #7

      Prezado Elisiário, infelizmente não poderemos responder sua dúvida, pois a VIAPOL é uma empresa fabricante de produtos para construção civil. Neste caso sugerimos que entre em contato com um profissional da área (Arquiteto ou Engenheiro) para esclarecer suas dúvidas. Esperamos poder atendê-lo em uma nova oportunidade.

  5. priscila
    20/08/2013 at 14:50 | #8

    Quero saber como os pedreiros fazem para demarcar portas e janelas .

    • 01/10/2013 at 12:00 | #9

      Bom dia Priscila!

      Demarcações de portas e janelas variam de projetos e padrões a serem utilizados. Para a indicação de algum procedimento de impermeabilização sugiro que forneça mais informações sobre a origem de seu problema.

      Estamos a disposição.
      Abs!

  6. Elias Gomes
    17/09/2013 at 15:34 | #10

    Estou em fase de alicerce vou fazer as aberturas do alicerce pois já bati estacas e coloquei concretos ..meu terreno tem 25 por 5 total 125 m. como posso fazer para não perder tempo e dinheiro pois já gastei muito com ferragem e cimento,vc indicaria concreto usinado para o alicerce?

    • 01/10/2013 at 17:00 | #11

      Boa tarde Elias!

      Infelizmente não poderemos responder sua dúvida, pois a VIAPOL é uma empresa fabricante de produtos para construção civil. Neste caso sugerimos que entre em contato com um profissional da área (Engenheiro ou Arquiteto) para esclarecer suas dúvidas.

      Esperamos poder atendê-lo em uma nova oportunidade.

      Estamos a disposição.
      Abs!

  7. LUIS LIMA
    07/10/2013 at 12:38 | #12

    Bom dia. Conheci este site através de uma busca na internet sobre construção de casas. Vi também que vocês disponibilizam cursos online gratuitos.
    Gostaria de saber onde e como posso realizar este curso. Tenho interesse em fazê-los.
    Fico no aguardo.

    • 17/10/2013 at 16:56 | #13

      Prezado Luis,

      Informamos que a VIAPOL disponibiliza aos Clientes uma série de cursos e palestras presenciais, com diversos temas relacionados a construção civil , bastando acessar o site e fazer sua inscrição.
      Segue abaixo o link com demais informações:

      http://www.viapol.com.br/cursos.php?menu=cursos

      Ficamos à disposição para outros esclarecimentos.
      Abs!

  8. luiz antonio da costa
    09/01/2014 at 10:22 | #14

    Vou começar a construir, gostaria de saber o nome do produto que imperabilizante que se coloca junto ao concreto na base da casa ou seja no alicerse da casa. Agradeço pela atenção. Obrigado.

  9. Thomas Van Leeuwen
    14/01/2014 at 07:00 | #16

    Estou fazendo uma residência com garagem e em cima da garagem terá área esposta para lazer e quero evitar infiltração.
    Está área tem 6,75 x 6,85.
    Qual produto devo aplicar neste caso.
    Obrigado.

    • 20/01/2014 at 09:33 | #17

      Prezado Thomas,

      Para a impermeabilização de lajes expostas com trânsito de pessoas, sugerimos a utilização da manta asfáltica PREMIUM POLIÉSTER,

      Antes da aplicação da manta asfáltica é fundamental que:

      • A superfície seja previamente lavada, isenta de pó, areia, resíduos de óleo, graxa, desmoldante, asfaltos, etc;
      • Trincas e fissuras devem ser tratadas com o MONOPOL PU;
      • Sobre a superfície horizontal úmida, execute regularização com caimento mínimo de 1% em direção aos pontos de escoamento de água, preparada com argamassa de cimento e areia média, traço 1:4, utilizando água de amassamento composta de 1 volume de emulsão adesiva VIAFIX e 2 volumes de água para maior aderência ao substrato. Esta argamassa deverá ter acabamento desempenado, com espessura mínima de 2 cm;
      • Na região dos ralos, crie um rebaixo de 1 cm de profundidade, com área de 40×40 cm com bordas chanfradas, para que haja nivelamento de toda a impermeabilização após a colocação dos reforços previstos neste local;
      • Todos os cantos e arestas deverão ser arredondados com raio aproximado de 5 cm a 8 cm;
      • Nas áreas verticais em alvenaria, execute chapisco de cimento e areia grossa, traço 1:3, seguido da execução de uma argamassa desempenada, de cimento e areia média, traço 1:4, utilizando água de amassamento composta de 1 volume de emulsão adesiva VIAFIX e 2 volumes de água;
      • Após curado aplicar uma demão de VIABIT ou de PRIMER VIAPOL, aguardar no mínimo de 6 horas;
      • Iniciar aplicação da manta com maçarico;
      • Realizar teste de estanqueidade no mínimo por 72 horas, a fim de identificar possíveis falhas da impermeabilização;
      • Aplicar sobre a impermeabilização, CAMADA SEPARADORA e executar proteção mecânica com argamassa de areia e cimento e com as juntas de dilatações necessárias.

      Para assegurar qualidade e bom desempenho da impermeabilização, é importante que este trabalho seja realizado por profissionais qualificados.

      Seguem os links dos produtos no site da VIAPOL com demais informações:
      http://www.viapol.com.br/produtos_desc.php?menu=mantas&codigo_item=51
      http://www.viapol.com.br/produtos_desc.php?menu=asfaltos&codigo_item=124
      http://www.viapol.com.br/produtos_desc.php?menu=asfaltos&codigo_item=43
      http://www.youtube.com/watch?v=LYD8sTIC_VA

      Consulte também o vídeo de aplicação da MANTA ASFÁLTICA: http://www.youtube.com/watch?v=eJ3hsvhCJ7Y

      Estamos à disposição.
      Abs!

  10. MARIA JOSÉ FURTUNATO
    31/01/2014 at 13:33 | #18

    Estou começando a construção de minha casa, quero saber sobre a impermeabilização da fundação, para evitar umidade que vem de baixo.
    Qual o produto apropriado?
    E como aplica-lo, mistura-se ao concreto?
    Qual a quantidade par m2?

  11. edilon fernandes
    01/02/2014 at 15:09 | #20

    tenho um lote medindo 8×25, por motivos financeiros irei fazer somente o baldrame pra isso e obrigatorio ter o alvará?

    • 06/02/2014 at 16:48 | #21

      Prezado Edilon,

      Infelizmente não poderemos atender a sua solicitação, pois a VIAPOL é somente fabricante de produtos para construção civil.

      Neste caso, sugerimos que entre em contato com um profissional da construção (Engenheiro, Arquiteto) para poder lhe orientar adequadamente.

      Esperamos poder atendê-lo em uma nova oportunidade.
      Abs!

  12. gleice
    04/03/2014 at 19:28 | #22

    meu terreno foi aterrado agora esta com 0,40 da rua que ainda é de terra, mas quando chove dá enchente em toda rua, quero fazer 1.20 de baldrame, mas já estão fazendo o radier, posso fazer o baldrame de 1,20 encher de terra e construir, depois do radier pronto?
    preciso que a casa fique alta.
    agradeço a resposta.

    • 12/03/2014 at 14:43 | #23

      Prezada Gleice,

      Infelizmente não poderemos atender a sua solicitação, pois a VIAPOL é somente fabricante de produtos para construção civil.

      Neste caso, sugerimos que entre em contato com um profissional da construção (Engenheiro, Arquiteto) para poder lhe orientar adequadamente.

      Esperamos poder atendê-la em uma nova oportunidade.

      Estamos à disposição.
      Abs!

  13. Ricardin fernandes
    05/04/2014 at 11:24 | #24

    tenho um terreno pequeno que mede 7M de frente com 15M de fundos e preciso fazer uma casa com 3 quartos garagem sala cozinha e lavanderia sera que dá o espaço que tenho disponível o que devo fazer

    • 16/04/2014 at 14:41 | #25

      Prezado Ricardin, Sugerimos que entre em contato com um profissional da área de projetos para que possa fazer todo o dimensionamento e planta da sua casa.

      Esperamos poder atende-la em uma outra oportunidade.

      Não deixe de conferir nossa Fanpage do Facebook: https://www.facebook.com/viapol

      Estamos à disposição.
      Abs!