Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos e novidades. Clique aqui.
DÚvidas Frequentes

Conheça abaixo as respostas das dúvidas mais frequentes sobre nossos produtos.

 

1. Vou refazer a impermeabilização de uma pequena laje de cobertura, que depois receberá piso e terá trânsito leve de pessoas. Recebí orçamento de uma empresa de engenharia que sugeriu manta asfáltica Torodin 3 ou 4mm. O meu mestre de obras, um ótimo profissional, sugeriu que eu usasse o produto Viaplus 1.000. O que devo utilizar nesse caso?

A indicação correta para este caso é a manta Torodin ou Premium Poliéster, de 3 ou 4 mm. Não recomendamos o uso de Viaplus 1000 ou 5000 para lajes externas. Estes produtos somente são indicados para lajes de áreas frias, e de pequenas dimensões, tais com: banheiros, cozinhas. áreas de serviços, reservatório d’água potável etc...

2. Tenho uma caixa dágua enterrada com uma impermeabilização de argamassa impermeável e pintada com tinta betuminosa. Quero aplicar sobre ela o Viaplus 1000. Posso somente escovar e limpar a impermeabilização existente, ou devo picotar tudo e fazer chapisco e regularização antes de aplicar o Viaplus 1000?

Antes de aplicar o Viaplus 1000, você deve proceder o picotamento de toda á área, aplicar o chapisco com argamassa 1:3 de cimento e areia, com promotor de aderência Viafix, e depois fazer uma regularização de 02 cm com argamassa de cimento e areia. Aí sim, aplicar o Viaplus 1000. ATENÇÃO: O picote da superfície deve retirar totalmente a camada de pintura betuminosa, para que não ocorra o descolamento posterior da argamassa.

3. Tenho a Manta Viapol instalada no terraço de minha casa. Posso colocar concreto ou cimento por cima desta manta para fazer um piso de cerâmica? Qual material devo usar? Se não, qual seria a sugestão de piso?

Para evitar danos na manta, recomendamos executar uma proteção mecânica primária sobre a impermeabilização. Isso é feito com argamassa de cimento e areia traço 1:6, desempenada, com espessura mínima de 1,5 cm. Em áreas verticais a argamassa deverá ser armada com tela galvanizada ou plástica. O contra piso é colocado sobre a proteção mecânica primária, com espessura mínima de 3 cm, executado com argamassa de cimento e areia traço 1:4 sem adição de hidrofugante, tais como Contra Umidade ou similar. Sobre o contra-piso, assenta-se o piso de cerâmica, ou de qualquer outro material, com uso de cimentcola tradicional.

4. Que produto devo utilizar em volta de tubulações de piscinas antes do acabamento?

Para aplicação em volta das tubulações de piscina recomendamos o Monopol Poliuretano.

5. Qual o procedimento a ser adotado, e o produto a ser utilizado, para criar aderência entre a manta asfáltica e a proteção mecânica (argamassa)?

A proteção mecânica NUNCA deve aderir à manta asfáltica. Caso contrário haverá excesso de trincas no piso final. É necessário que o piso “trabalhe” livre, sem aderir à impermeabilização. Recomendamos executar um piso com argamassa de cimento e areia traço 1:4 sem adição de impermeabilizante e com espessura mínima de 3 cm. Vale lembrar que espessuras menores irão trincar e deformar o piso.

6. Preciso impermeabilizar uma coberta em laje de concreto, com tráfego eventual de pessoas. Posso utilizar a manta Torodin, fazendo depois uma proteção mecânica? Está correta minha escolha?

Sim. Está correta sua escolha e o procedimento da proteção mecânica. Esclarecemos apenas que a manta Torodin deve ser de 4 mm de espessura.

7. Posso usar o Viaplus 1000 para impermeabilizar paredes com umidade capilar?

O Viaplus 1000 pode ser aplicado em paredes com umidade ascendente. Porém, o interior da parede ainda permanecerá úmido, embora não apareça no reboco. Se sua paredes for de tijolos maciços, você deverá aplicar o impermeabilizante líquido Kisey, que penetra nos capilares do tijolo, selando-os por meio da cristalização da umidade existente.

8. Para usar o produto Viaplus 1000 em uma parede é preciso fazer um reboco, ou pode ser passado diretamente no tijolo? Após a aplicação é preciso fazer alguma proteção para que o produto não fique exposto ao sol?

O Viaplus 1000 deve ser aplicado preferencialmente direto no tijolo. Posteriomente, aplique um chapisco de cimento e areia com 10% de emulsão adesiva Viafix e, em seguida o reboco, para evitar a exposição dos raios solares direto. Recomendamos expargir areia seca sobre a ultima demão de Viaplus 1000, ainda molhada, para obter uma superficie áspera e melhorar a ancoragem do reboco.

9. O produto Viabit pode ser usado como impermebilizante de laje/varanda exposta ao tempo? Posso aplicar depois algum tipo de revestimento sobre ele, como cimento queimado?

Nosso produto Viabit deve ser usado em conjunto com as mantas asfálticas, pois trata-se de um primer para sistemas de impermeabilização. Pode ser usada também como pintura protetora anticorrosiva.

10. O produto Kiesey é indicado para paredes externas que sofrem infiltrações de chuvas e intempéries do litoral?

Nosso produto Kiesey é recomendado para reipermeabilização de alicerces, desde que o mesmo seja de tijolos comuns (maciços). Não é recomendado para paredes de tijolos cerâmicos de 8 furos ou blocos de concreto. Para impermeabilização de paredes externas recomendamos aplicação de Tintacryl, que é aplicado normalmente como pintura e protege contra umidade de chuva.

11. Gostaria de saber se posso fazer a pintura com tinta latex acrílico diretamente sobre o Viaplus 1000.

Sim. Você pode pintar com latex acrilico diretamente sobre o Viaplus 1000 curado. Porém, é recomendável efetuar lixamento leve da superfície, para obter uma melhor ancoragem do latex. Não recomendamos a utilização de cal ou tintas com solventes, e não é necessário revestir com argamassa sobre o Viaplus 1000 antes de pintar.

12. Gostaria de saber se pode-se aplicar o Viaplus 1000 em tanques de peixes, na parte interna?

O Viaplus 1000 só pode ser aplicado em tanques para determinados tipos de peixes. Por ser um produto a base de cimento, poderá elevar o PH da água até 8 ou 8,5, nos primeiros 30 dias. Após este tempo é necessário descartar a primeira água, lavar a superfície com sabão neutro e água em abundância. Reabasteça o tanque com água e confira o PH, que já deve estar normal, antes de colocar os peixes.

13. Gostaria de saber se o Viaplus 1000 seria indicado para impermeabilizar lajes expostas ao tempo, com trânsito eventual de pessoas. Caso o Viaplus1000 não seja o produto indicado, qual produto de fácil aplicação vocês me indicam?

O Viaplus 1000 não é recomendado para aplicação em lajes expostas ao sol. Para impermeabilização de lajes sem trânsito, ou trânsito eventual de pessoas, recomendamos a aplicação do Viaflex Branco.

14. Gostaria de saber se o produto Hey´dicril Mástique pode ser utilizado em trincas de reboco, e se a tinta do local a ser aplicado deve ser removida?

Sim o Hey\\\'dicryl Mastique é indicado para calafetação de fissuras de rebocos. A tinta do local deve ser retirada e as trincas devem ser abertas com uma espátula metálica. Limpar o local com uma escova de aço para retirar possíveis partículas de reboco solto. Aplique o produto com espátula metálica e aguarde a secagem. Em seguida lixe o local e pinte com Tintacryl.

15. Existe alguma tecnologia para reparo de mantas asfálticas quando se conhece exatamente o ponto danificado?

Sim. Para reparar o ponto danificado usa-se um manchão de manta asfáltica aplicado da seguinte forma: 1) Retire toda a poeira sobre o ponto a ser consertado. Para isso, use o maçarico para aquecer ligeiramente o local passando uma espatula metálica ou colher de pedreiro aquecida. 2) Corte um pedaço de manta e aplique sobre o ponto danificado, fundindo ambas as parte como um manchão.

16. Estou reformando uma residência geminada entre dois edifícios. Acontece que para impermeabilizar as calhas laterais da cobertura, fui informado pelo aplicador que teria que "cortar" a parede da empena dos prédios, cerca de 5 cm afim de embutir parte da manta asfáltica. Gostaria de saber se esse procedimento é realmente adequado e usual.

A informação do aplicador está correta. Existem exigências neste sentido, de acordo com a NBR 9575/2003 que trata de projetos e especificações para impermeabilização na construção civil.

17. Estou com um problema de infiltração em minha laje. O pedreiro, profissional em impermeabilização, recomendou usar a manta impermeabilizante da marca Viapol. Em uma determinada loja encontrei as mantas asfálticas Viapol Glass de 3mm e de 4 mm. A manta de 3mm resolverá o problema? E para quais casos devem ser usados um ou outro?

Para lajes até 50 m² o pode-se utilizar a manta Viapol de 4 mm de espessura. Porém, acima de 50m² recomendamos a utilização da manta Viapol Premium POLIÉSTER de 4 mm, devido a movimentação estrutural que, em vias de regra, são consideráveis. As mantas Glass de 3 mm são ideais para serem ser utilizadas em banheiros, cozinhas, áreas de serviço e pequenas varandas, ou ainda nos sistemas de dupla manta.

18. É recomendado a utilização de mantas asfálticas em caixas d`água? A manta pode alterar ou contaminar a água? E a proteção mecânica vertical p/ este tipo de impermeabilização?

As mantas asfalticas são recomendadas para impermeabilização de reservatórios para água potável, como existem vários tipos de mantas recomendamos o Torodin EL 4 mm, aplicada com mão-de-obra especializada. As mantas asfalticas são utilizadas em larga escala para impermeabilização de reservatórios d’água elevados desde 1989, e até a presente data não há registro de contaminação da água devido ao contato com do asfalto. A proteção mecânica nestes reservatórios é obrigatória somente no fundo dos mesmos, para evitar danos na manta quando ocorrer serviços de limpeza e manutenção Este procedimento é opcional nas paredes.

19. Apliquei Viaplus 1000 na construção de uma piscina com fundo, vigas e colunas de concreto com paredes de tijolos. A piscina ficou vazia e exposta ao sol, ocasionando fissuras no fundo. Posso aplicar Viaplus 5000 sobre o Viaplus 1000 para resolver este problema?

Não. Você pode aplicar sobre o VIAPLUS 1000 o VIAPLUS 7000-FIBRAS, porém antes da aplicação deve-se lixar toda a superfície do VIAPLUS 1000 com escova da aço, abrir as fissuras existentes e após a limpeza da superfície fazer o tratamento com MONOPOL PU. Execute a limpeza de toda a área com jato d’água de alta pressão. Aplique uma demão de VIAPLUS 1000 antes da aplicação do VIAPLUS 7000-FIBRAS. Aplicar então o VIAPLUS 7000-FIBRAS em três demãos (consumo mínimo de 4,5kg/m2). Nos rodapés e meia cana, fazer a colocação de uma tela de poliéster MANTEX entre a 2ª e a 3ª demão do VIAPLUS 7000-FIBRAS. Na horizontal executar uma argamassa de proteção mecânica de cimento e areia média traço 1:4, desempenada com espessura mínima de 4,0cm, aditivado com emulsão adesiva VIAFIX na água de amassamento. Nas áreas verticais e necessário executar chapisco de cimento e areia, traço 1:3, seguido da execução de uma argamassa de cimento e areia média, traço 1:4, utilizando água de amassamento composta de 1 volume de emulsão adesiva VIAFIX e 2 volumes de água. Estruturar a argamassa de proteção mecânica com tela plástica que deverá virar sobre o deck, no mínimo 60 cm. Recomendamos duplo reforço de tela na borda da piscina, onde os esforços de tracionamento são maiores.

20. A manta Viaflex 4 é inferior à manta Viapol Laje?

Entre as mantas Viapol não existem mantas inferiores ou superiores. Cada tipo de manta é fabricado para uma determinada utilização. Para que se possa indicar o tipo mais adequado para cada caso, deve-se sempre considerar algumas características da estrutura a ser impermeabilizada, tais como: dimensões da área, movimentações estruturais, tipo de uso do local, etc...


MAPA DO SITE
representantes